Por Eric Filardi
O Palmeiras oficializou, na madrugada desta terça-feira, um novo contrato de patrocínio com a Sportingbet, que assumirá o posto de patrocinador máster do clube a partir de 2025. O vínculo tem duração inicial de três anos, com possibilidade de renovação por mais uma temporada, conforme as negociações que vinham sendo conduzidas nos últimos meses.
O acordo gira em torno de R$ 170 milhões anuais, divididos entre um valor fixo de R$ 100 milhões e bônus atrelados ao desempenho da equipe, como conquistas de títulos. Com isso, chega ao fim a parceria de 10 anos entre Palmeiras e Crefisa. O clube ainda possui espaços disponíveis na manga, omoplata e barra da camisa para novos patrocinadores, com expectativa de que a soma total do uniforme ultrapasse R$ 200 milhões.
A apresentação oficial da Sportingbet está prevista para acontecer no início de janeiro, e o Palmeiras entrará em campo já com o novo patrocínio no dia 15 de janeiro, na estreia do Paulistão 2025. Com a saída da Esportes da Sorte, cujo contrato se encerra em dezembro, o novo acordo abrange tanto o time masculino quanto o feminino, sem uma divisão fixa dos valores entre os departamentos. Além disso, há um mecanismo de reajuste anual baseado nos índices de inflação do país.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), por exemplo, acumulou uma alta de 3,88% até novembro de 2024, conforme divulgado pelo IBGE. A ausência de correção inflacionária foi um dos principais pontos de crítica ao contrato anterior com Crefisa e FAM, empresas da presidente do clube, Leila Pereira. Desde a renovação da parceria, em 2019, os valores permaneceram os mesmos, sem ajustes, mesmo após um novo contrato assinado em julho de 2021.
A Viva Sorte teve um papel crucial no retorno de Neymar ao futebol brasileiro. A empresa firmou dois contratos de patrocínio: um diretamente com o jogador e outro com o Santos, garantindo sua marca estampada na camisa do clube e consolidando Neymar como seu embaixador.
O investimento total da parceria gira em torno de R$ 40 milhões, com a expectativa de que o astro permaneça no Santos além dos cinco meses inicialmente acordados, o que aumentaria ainda mais a visibilidade do contrato.
Para contar com Neymar como representante oficial, a Viva Sorte investiu R$ 20 milhões em suas empresas, em um contrato válido por um ano. O anúncio foi feito pelo próprio jogador em suas redes sociais, pouco antes de sua reestreia pelo Peixe. Outros R$ 20 milhões foram destinados ao clube, garantindo o espaço máster das costas da camisa. O atacante também recebe uma porcentagem desse patrocínio, que ganhou ainda mais valor com seu retorno ao Brasil.
Em 2023, a Viva Sorte também havia adquirido os naming rights da Vila Belmiro, renomeando o estádio para Vila Viva Sorte. No entanto, o contrato não foi renovado para 2025, devido às incertezas sobre o projeto do novo estádio e o cronograma das obras. Existe ainda a possibilidade de ampliação da parceria ao longo de 2025, dependendo dos resultados obtidos. A empresa demonstra interesse em assumir um papel ainda mais relevante no projeto do Santos para a temporada.
11/03/2025
11/03/2025
11/03/2025
11/03/2025
11/03/2025
11/03/2025
11/03/2025
11/03/2025
11/03/2025
11/03/2025
11/03/2025
11/03/2025
11/03/2025
10/03/2025
10/03/2025
10/03/2025
10/03/2025
10/03/2025