Notícias do Palmeiras

Se Abel anuncia despedida, Klopp pede para ir ao jogo do Palmeiras, e diretoria explica o motivo

O ex-treinador do Liverpool inicia nova jornada como mentor

Por Eric Filardi

Klopp em destaque durante partida

Após uma passagem histórica pelo Liverpool, onde conquistou oito títulos em oito anos e meio, Jürgen Klopp começa 2025 em um novo desafio como chefe global de futebol da Red Bull. O alemão assumiu a função no início de janeiro e será uma espécie de mentor dos cinco clubes da marca, incluindo o Bragantino, no Brasil.

Visita ao Brasil e Encontro com o Bragantino

Klopp chegará ao Brasil nesta terça-feira, 28, para seu primeiro contato direto com o Massa Bruta. A primeira atividade do treinador será assistir ao jogo entre Bragantino e Palmeiras, pela 5ª rodada do Campeonato Paulista, às 19h30 no Allianz Parque. É esperado que ele acompanhe a partida de um dos camarotes do estádio.

Durante sua estadia, que deve durar de três a quatro dias, Klopp também assistirá ao jogo do Bragantino contra o Novorizontino, no estádio Nabi Abi Chedid, na próxima sexta-feira, 31, às 19h30. Além disso, ele visitará o Centro de Performance e Desenvolvimento (CPD) do clube, em Atibaia, que foi inaugurado no ano passado e conta com uma estrutura moderna.

Observando e Conhecendo a Cultura do Futebol Brasileiro

Durante a visita ao CT, Klopp conversará com o técnico Fernando Seabra e o diretor esportivo Diego Cerri. A abordagem inicial será de observação, sem a introdução de novos métodos de trabalho, com o objetivo de familiarizar-se com a cultura do futebol no Brasil e no próprio Bragantino. Até o momento, não há previsão de entrevistas coletivas ou atividades abertas à imprensa ou à torcida.

Papel de Mentor e Consultor

Na nova função, Klopp não participará do dia a dia dos clubes, mas atuará como apoio aos diretores esportivos e no desenvolvimento de novos técnicos. Ele pretende utilizar sua experiência para oferecer orientações gerais no futebol do projeto Red Bull, sem que os clubes sejam obrigados a adotar seu estilo tático.

O papel de Klopp será semelhante ao de Ralf Rangnick, ex-treinador do Manchester United, que atuou como consultor do projeto Red Bull com o Bragantino. Rangnick fazia consultoria à distância, ajudando nas reuniões de troca de informações entre as diretorias dos clubes e opinando sobre contratações, sem ter poder decisório.

Contribuições Futuras

A Red Bull espera que Klopp aproveite sua rede de contatos para buscar talentos e contribuir com a formação e desenvolvimento dos treinadores das equipes. Esta nova fase na carreira de Klopp representa uma oportunidade única para ele expandir seu impacto no futebol global, especialmente em clubes que buscam se destacar em suas ligas locais e internacionais.

Com 57 anos, Klopp continua sendo uma figura respeitada no mundo do futebol, e sua experiência certamente será um ativo valioso para o grupo Red Bull, que inclui clubes como o Red Bull Salzburg na Áustria, o RB Leipzig na Alemanha, os New York Red Bulls nos Estados Unidos e o RB Omiya Ardija no Japão.

Tópicos


Mais notícias