Por Eric Filardi
O Corinthians enfrenta um desafio considerável desde que encerrou sua colaboração com a Iveco: a busca por novos ônibus para a equipe. Nas últimas semanas, o clube vinha negociando com a Mercedes-Benz, mas as tratativas esfriaram, e a chance de um acordo está em risco. Inicialmente, o negócio previa a entrega de dois ônibus personalizados, cada um avaliado em R$ 2,5 milhões, em troca de um camarote de 12 lugares na Arena Corinthians e a exibição do logotipo da montadora na camisa do time.
As negociações envolviam ainda a exposição de veículos na Arena e a produção de produtos, como camisas polo e bonés, com a junção das marcas Corinthians e Mercedes-Benz. Contudo, a diretoria do Corinthians, durante uma reunião, solicitou um adicional de R$ 2 milhões para finalizar o negócio, o que levou a um impasse nas conversas. Sem um acordo, o fornecimento exclusivo de ônibus pode ser direcionado a outro clube, comprometendo as expectativas do Corinthians para a temporada.
As tratativas entre o clube e a montadora têm sido mediadas pelo grupo De Nigris, uma concessionária da Mercedes-Benz no Brasil. Embora a Mercedes-Benz do Brasil tenha declarado que não possui tratativas diretas com clubes esportivos, as negociações continuam através do grupo De Nigris, revelando a complexidade do processo. A situação é delicada, especialmente considerando que o Corinthians gasta cerca de R$ 400 mil por ano em aluguel de ônibus.
Em contraste com as dificuldades do Corinthians, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, está focada na ampliação de sua companhia aérea, Placar Linhas Aérea S/A. Recentemente, ela adquiriu uma segunda aeronave do modelo E-190-E2, avaliada em 64 milhões de dólares (cerca de R$ 318 milhões). A nova aeronave, que está passando por personalizações em São José dos Campos, será entregue ainda neste mês e pode ter capacidade para até 114 lugares, embora a primeira versão tivesse apenas 98 assentos.
Leila Pereira comprou a aeronave de uma companhia aérea africana que faliu durante a pandemia de COVID-19. A primeira aeronave, adquirida no início de 2023 e utilizada pelo Palmeiras em algumas ocasiões na última temporada, está atualmente em manutenção nos Estados Unidos. A presidente não se pronunciou sobre a nova aquisição, mas a expansão da Placar Linhas Aérea mostra a ambição de Leila para levar o Palmeiras a novos patamares.
Enquanto o Corinthians tenta resolver sua situação de transporte, a crescente competitividade no futebol brasileiro, refletida nas movimentações do Palmeiras, ressalta a importância de parcerias estratégicas. O sucesso de clubes como o Palmeiras em diversificar suas operações pode influenciar o futuro financeiro do Corinthians. A falta de um acordo com a Mercedes-Benz pode impactar diretamente a logística do clube, uma vez que a eficiência nos transportes é crucial para o desempenho da equipe em campo.
O futuro das negociações entre o Corinthians e a Mercedes-Benz permanece incerto, mas a situação exige atenção cuidadosa da diretoria do clube. A habilidade em fechar acordos vantajosos e manter a competitividade no mercado pode ser decisiva para o desempenho do clube na temporada.
05/02/2025
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