Notícias do Palmeiras

Enquanto a torcida acredita no título, o golpe baixo da FIFA no Palmeiras

O clube e torcida dizem que é Mundial, mas isso é o que a Fifa fala sobre o assunto

Por Rafael Pereira

O clube e torcida dizem que é Mundial, mas isso é o que a Fifa fala sobre o assunto
O clube e torcida dizem que é Mundial, mas isso é o que a Fifa fala sobre o assunto
Síguenos enSíguenos en Google News

Ao longo da história do futebol, houve diversas competições internacionais. Uma deles foi a Copa Rio, que foi disputada no Brasil em 1951 e 1952. O torneio foi organizado pela CBD, a entidade brasileira responsável pela organização de todos os esportes no Brasil. Mas tinha a autorização da FIFA e contava com equipes de outros países, incluindo da Europa. Foi a primeira competição de clubes intercontinental, de que se tem notícia, com diversos jornais chamando o torneio com alguma variação de Mundial.

 

Na 1ª edição, o Palmeiras foi campeão e, até hoje, a torcida alviverde e o clube entendem que são campeões mundiais. Os participantes foram convidados, mas os convites foram feitos aos últimos campeões. O Vasco da Gama foi campeão carioca, Sporting foi campeão português, o Áustria Viena, campeão austríaco, Nacional, campeão uruguaio, Palmeiras, campeão paulista, Juventus, campeão italiano, Estrela Vermelha, campeão da Copa da Iugoslávia, e Nice, campeão francês.

Os times foram separados em dois grupos, o do Rio de Janeiro e o de São Paulo. O Palmeiras ficou em 2º lugar no seu grupo, com quatro pontos. Como os dois primeiros avançavam para a semifinal, o Verdão enfrentou o Vasco da Gama, vencendo por 2 x 1 e empatando sem gols. Na final, contra a Juventus, voltou a ganhar, dessa vez por 1 x 0 e empatou no jogo de ida, por 2 x 2. Com isso, foi o primeiro campeão da Copa Rio.

 

Reconhecimento da FIFA

Nos últimos anos, já houve diversas mudanças sobre a competição ser reconhecida ou não. A última decisão não foi favorável ao Palmeiras, com a FIFA só reconhecendo competições de 1960 até 2004. A partir de 2005, todos também são campeões mundiais, com a entidade já organizando a competição. Assim, o Verdão teve duas chances, nas edições de 2020 e de 2021, mas não teve sucesso.


Mais notícias