Notícias do Palmeiras

Em pouco tempo, já é amado pela torcida e hoje é um dos favoritos de Abel Ferreira

Volante colombiano tem sido utilizado durante as partidas e aumenta concorrência no setor; veja e compare seus números

Por Rafael Pereira

Volante colombiano tem sido utilizado durante as partidas e aumenta concorrência no setor; veja e compare seus números
Volante colombiano tem sido utilizado durante as partidas e aumenta concorrência no setor; veja e compare seus números
Síguenos enSíguenos en Google News

Desde sua estreia no Palmeiras no início de abril, o volante colombiano Richard Ríos tem sido presença constante em campo, tendo ficado de fora de apenas uma das 12 partidas disputadas pelo Verdão. Apesar de ter atuado como titular em apenas dois jogos, Richard tem se mostrado uma opção confiável para o técnico Abel Ferreira, o que abre espaço para um debate sobre o meio-campo palmeirense.

 

Com a ausência de Danilo desde o início do ano, o Palmeiras tem utilizado Zé Rafael como primeiro volante e Gabriel Menino como segundo volante na maioria das partidas. As opções de substituição são Fabinho, um jovem talento em desenvolvimento das categorias de base, e Jailson, que busca recuperar sua forma (Atuesta está lesionado). É nesse contexto que surge Richard. O debate em torno de Richard geralmente envolve Gabriel Menino, uma cria da Academia que superou as desconfianças no início do ano e vem apresentando uma temporada consistente.

No último sábado, contra o Bragantino, Ríos entrou em campo e jogou por vinte minutos. Durante esse período, teve a chance de marcar em um chute de dentro da área e mostrou qualidade no controle da posse de bola. Uma das características que mais chama a atenção do público em relação a Richard é seu controle de jogo. O volante colombiano demonstra habilidade nos dribles, avançando e se livrando bem da marcação. Em onze jogos, completou 19 de 27 dribles.

Ao analisar os números de Richard e Menino desde o jogo contra o Bolívar, pela Conmebol Libertadores, que marcou a estreia do colombiano, algumas virtudes interessantes em relação ao jogador brasileiro se tornam evidentes, embora a amostragem seja pequena para Richard: 423 minutos em 11 jogos, contra 905 minutos em 12 jogos de Menino. Por exemplo, Richard tem um aproveitamento de 68% nos duelos defensivos, vencendo 28 de 41. Já Menino tem um aproveitamento de 50%, vencendo 30 de 60.

Muitas opções para compor o seu esquema preferido

Abel Ferreira comemora ter mais uma opção que mostra seu valor dentro do elenco, pois pode escolher o volante ideal para um determinado estilo de jogo ou adversário que enfrentará. Nesta quarta-feira, contra o Fortaleza, pelo primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, no Allianz Parque, o treinador terá os dois à disposição.


Mais notícias