Notícias do Palmeiras

Considerado o maior do Palmeiras, deu 14 títulos, depois perdeu a vida

O ídolo até hoje é lembrado por todos os torcedores.

Por Rafael Pereira

O ídolo até hoje é lembrado por todos os torcedores.
O ídolo até hoje é lembrado por todos os torcedores.
Síguenos enSíguenos en Google News

Oberdan Cattani, até hoje, é considerado o goleiros do Palmeiras, ao lado de Leão e Marcos, faleceu em 2014, no dia 20 de junho, aos 95 anos, em decorrência de uma infecção pulmonar. O ídolo, é lembrado até hoje por todos os torcedores e amantes do futebol brasileiro.

Goleiro do Palmeiras de 1941 a 1954, o ídolo tem várias histórias com a camisa alviverde, quando a equipe entrou em campo pela primeira vez com o nome de Palmeiras, em 20 de setembro de 1942, Oberdan era o arqueiro. Inclusive, naquele exato dia, a equipe conquistou o Paulista, no Pacaembu, após vencer o São Paulo por 3 a 1.

A troca do nome do clube, aconteceu enquanto ocorria a Segunda Guerra e se deu por causa da proibição do presidente Getúlio Vargas a referências aos países do Eixo. Ao todo, o ex-goleiro, famoso pelas mãos compridas, jogou 351 jogos pelo Palmeiras e ganhou no clube quatro títulos Paulistas, um Rio-São Paulo e uma Copa Rio.

Ídolo eterno

Lembrando que, Oberdan, foi a ser convocado para a seleção brasileira em 1945, para as disputas da Copa América e da Copa Roca, porém, depois disso não voltou a ter nova chances. Jogou ainda no Juventus, onde encerrou a carreira, em 1956. 

Em outubro de 2013, o Conselho de Orientação e Fiscalização do Palmeiras aprovou a construção de um busto para Oberdan no clube, honra que só foi concedida a Junqueira, Waldemar Fiúme e Ademir da Guia. O jogador é marcado para sempre na memória de todos os torcedores, não só do Verdão, mas todos que acompanham o futebol até hoje.
 


Mais notícias